Arquitecido é um projecto de artesanato urbano que utiliza as técnicas e as linguagens tradicionais do artesanato popular e as reinventa de acordo com novos usos e costumes contemporâneos.
Os artigos arquitecidos resultam numa arquitectura de sobreposições e remates de tecidos de algodão, lã, fitas e galões, botões, 100% produzidos em Portugal.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Taleigo #4


Velhos Costumes: Taleigo - substantivo masculino; Taleiga pequena; saco; Cesto onde se transporta comida; o mesmo que barça; Ant. - Saco onde se metia o falcão, na caça de altanaria; Mil. Ant. - Víveres de reserva para três dias guardados num saco pelos homens de armas das hostes em campanha na Idade Média; o saco que continha esses víveres; Antiga medida para secos, equivalente a dois alqueires; Dar ao taleigo - dar à língua, parolar, conversar;
Fonte: Grande Dicionário da Língua Portuguesa

Novos Usos: o Taleigo é um saco onde se pode transportar a roupa interior ou os chinelos de quarto em viagem, a roupa do bebé para a maternidade, guardar brinquedos, para ir ao pão ou aos bolos, para mandar o lanche para a escola, e para guardar uma infinidade de outras coisas.

Este é feito em tecido de algodão estampado e aplicação de renda em bordado inglês. Forrado a algodão.

Artigo artesanal, único e irrepetível. Todas as peças são numeradas.

Mede aproximadamente 28X39cm